Caciques Indígenas manifestam-se contra indicação para presidência da Fundação Municipal Indígena

Os caciques manifestaram receios em relação a falta de imparcialidade na gestão da Fundação Municipal Indígena

Por Redação em 25/05/2023 às 14:58:38
Foto: Assessoria da Prefeitura

Foto: Assessoria da Prefeitura

Na manhã de hoje, os caciques das aldeias Nova Nascente, Lagoinha, Tereré, Córrego do Meio, Nova Tereré e 10 de Maio realizaram uma manifestação na Prefeitura, expressando sua discordância em relação à indicação feita pelo presidente da Câmara, Otacir Figueredo, conhecido como Gringo. A indicação em questão é a nomeação de Valcelio Figueredo, irmão do presidente, para assumir a presidência da Fundação Municipal Indígena. Os caciques estiveram reunidos com a secretária de Governo Elaine Brito e com o chefe de gabinete Waldemar Acosta para tratarem do assunto.

De acordo com Jasiel Gabriel, cacique da Aldeia Lagoinha, a decisão gerou insatisfação entre os líderes indígenas por diversos motivos. Em primeiro lugar, ressaltou-se a ausência de diálogo prévio entre as partes envolvidas. Os caciques alegam que não foram consultados ou envolvidos na tomada de decisão, o que consideram essencial para um processo democrático e representativo.

Além disso, a relação de parentesco entre Valcelio Figueredo e o presidente Otacir Figueredo também foi mencionada como um fator de preocupação. Os caciques manifestaram receios em relação a falta de imparcialidade na gestão da Fundação Municipal Indígena, uma instituição de extrema importância para a comunidade indígena local.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Comunicar erro

Comentários