Lançamento do Programa Fluxo da Igualdade promove a conscientização e a dignidade menstrual no município de Rio Brilhante

O Programa Fluxo da Igualdade consiste na fabricação de absorventes descartáveis no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante.

Por João Carlos Toniazzo em 10/07/2023 às 14:07:38
Foto: Assessoria PMRB

Foto: Assessoria PMRB

No próximo dia 11 de julho, às 19h30, a Câmara Municipal de Rio Brilhante será palco do lançamento do Programa Fluxo da Igualdade. O evento, organizado pelo Governo Municipal em parceria com a AGEPEN - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, reunirá autoridades, profissionais da saúde e educação, além de membros da sociedade civil interessados em debater a importância da igualdade menstrual e seus impactos na comunidade.

O Programa Fluxo da Igualdade consiste na fabricação de absorventes descartáveis no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante. Atualmente, cerca de 3 mil absorventes são produzidos mensalmente no Sistema Penitenciário Feminino, atendendo às detentas e sendo distribuídos pela Secretaria de Educação para as alunas das Escolas Municipais que necessitam.

A iniciativa tem como objetivo não apenas promover o trabalho dentro do sistema penitenciário, mas também enfrentar um problema muitas vezes negligenciado pela sociedade: a pobreza menstrual. De acordo com um relatório da Fundação das Nações Unidas, uma em cada 4 brasileiras não tem acesso a absorventes, o que pode resultar em consequências graves.

Estima-se que estudantes cheguem a perder até 45 dias letivos por ano devido à falta de itens de higiene íntima adequados. Além disso, a ausência de uma higiene menstrual adequada pode comprometer a saúde das pessoas que menstruam, aumentando o risco de infecções causadas pelo uso de formas alternativas de absorventes, como trapos de pano, jornais ou até mesmo miolos de pão.

O Programa Fluxo da Igualdade, além de distribuir absorventes nas escolas, tem como propósito realizar rodas de conversa e palestras informativas sobre dignidade menstrual e saúde em parceria com outras instituições. Essas ações visam conscientizar a população sobre a importância da higiene menstrual e seus impactos na vida das mulheres.

O Prefeito Lucas ressaltou a relevância do Programa para o município: "Precisamos debater e combater problemas que muitas vezes estão invisíveis, mas afetam significativamente as pessoas. Trazer dignidade a essas mulheres é minha obrigação como representante do Poder Público."

O evento de lançamento do Programa Fluxo da Igualdade será aberto ao público e contará com apresentações culturais, momentos de conscientização e a presença de representantes do governo, profissionais da saúde e educação. O endereço da Câmara Municipal de Rio Brilhante é Rua Athayde Nogueira, nº 1207.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato com a Secretaria de Educação de Rio Brilhante pelo telefone (67) 3452-8217 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre o Programa Fluxo da Igualdade:

O Programa Fluxo da Igualdade é uma ação do Governo Municipal de Rio Brilhante, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a AGEPEN - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário. Seu objetivo é fabricar e distribuir absorventes descartáveis para detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante e alunas das Escolas Municipais, com o intuito de combater a pobreza menstrual e promover a conscientização sobre a importância da dignidade menstrual e saúde.

Sobre o Governo Municipal de Rio Brilhante:

O Governo Municipal de Rio Brilhante tem como missão promover o desenvolvimento social, econômico e sustentável do município, buscando a melhoria da qualidade de vida da população e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.

Sobre a AGEPEN - Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário:

A AGEPEN é responsável pela administração e execução das políticas públicas voltadas ao sistema penitenciário do estado, visando a ressocialização dos detentos e a segurança da sociedade.

Foto: Assessoria da PMRB

Fonte: J. C. Toniazzo/Assessoria de Comunicação PMRB

Comunicar erro

Comentários