Com o apoio da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, Sebrae e Atvos firmam parceria para desenvolver cadeia produtiva

O trabalho será desenvolvido no âmbito do programa Cidade Empreendedora

Por Rodrigo Rodrigues em 07/08/2023 às 19:54:30
Foto: Assessoria PMNAS

Foto: Assessoria PMNAS

Trabalho será desenvolvido no âmbito do programa Cidade Empreendedora e irá capacitar pequenos negócios da região sul de MS com potencial para tornarem-se fornecedores da grande empresa

Nessa quinta-feira (3), em uma solenidade realizada em Nova Alvorada do Sul, Sebrae e Atvos, uma das maiores empresas do país em produção de etanol, assinaram um protocolo de intenções para promover ações que visam fomentar o encadeamento produtivo na região Sul de Mato Grosso do Sul e aumentar a competitividade dos pequenos negócios locais. A Prefeitura do município também assinou o documento como apoiadora da iniciativa, já que uma das plantas da empresa âncora está presente no território e grande parte da atuação das instituições será focada na cidade.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, o trabalho será desenvolvido no âmbito do programa Cidade Empreendedora, no qual o Sebrae e a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul já atuam em conjunto. A partir da parceria firmada com a Atvos, a proposta é capacitar as pequenas empresas que possuem potencial para que elas se tornem fornecedoras do grande empreendimento.

"Temos o grande objetivo de fortalecer a presença dos pequenos negócios no processo de encadeamento produtivo. A Atvos demanda o fornecimento de empresas locais e o nosso papel enquanto Sebrae é preparar esses empresários para que possam atender isso. Hoje não se faz nada sozinho e essa parceria vem para que possamos aumentar a competitividade das pequenas empresas, além de viabilizar o aumento da geração de emprego e a dinamização da economia, o que terá um impacto significativo no processo de desenvolvimento", destacou Estanqueiro.

"Esse convênio é, sem dúvida, mais um grande e importante passo para o fortalecimento da cadeia produtiva de Nova Alvorada do Sul, na qual estamos inseridos por meio da Unidade Santa Luzia há quase 14 anos. Por isso, estamos muito felizes com essa parceria que é mais um reforço do nosso propósito de transformar vidas, uma vez que será um trabalho em conjunto com o Sebrae e a prefeitura da cidade em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios por meio da capacitação e conhecimento de qualidade. Estamos apostando no potencial desses empreendedores e queremos que se tornem nossos fornecedores no curto prazo, gerando renda e desenvolvimento sustentável para todos no município e região", afirmou Érico Baracho, gerente de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos.

O prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, enfatizou que a iniciativa representa um passo importante para o município, pois irá trazer crescimento para as empresas locais, além de alavancar o processo de transformação da economia. "Estamos na segunda fase do programa Cidade Empreendedora, o ciclo Expansão, e uma das vertentes de trabalho que escolhemos foi o fomento do encadeamento produtivo. Tivemos um grande avanço com a parceria da Atvos, uma empresa de peso que irá trazer oportunidades para os pequenos e médios empreendedores do nosso município, contribuindo para a geração de emprego renda e, acima de tudo, trazendo desenvolvimento para Nova Alvorada do Sul", pontuou o líder do executivo.

A iniciativa também contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Nova Alvorada do Sul (ACINAS) e da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS). Na data, o vice-presidente da ACINAS, Júnior Beraldi, ressaltou a importância desse trabalho para o fortalecimento do comércio local. "Com essa iniciativa, a Atvos passar a comprar mais o que precisa aqui na nossa cidade, do nosso comércio, e não de empresas de fora. Isso vai trazer mais renda para os empreendedores e aumentar a lucratividade, possibilitando que eles cresçam e fortalecendo o nosso comércio, então, estamos muito otimistas", expôs o vice-presidente.

Conexão corporativa

Com a proposta de conectar a empresa âncora com pequenos negócios locais, na mesma data também foi realizada uma Sessão de Negócios, que contou com a participação de 29 empresas de Nova Alvorada do Sul, Caarapó, Campo Grande, Dourados e Rio Brilhante. Além de representantes da Atvos, também estiveram presentes colaboradores da Inpasa – maior produtora de etanol de milho da América Latina e grande investidora na geração de energia por meio de biomassa.

Mais do que promover o encontro entre os empresários, o trabalho realizado pelo Sebrae/MS, a partir da parceria, irá identificar as principais demandas da Atvos por produtos e serviços e mapear quais pequenos negócios possuem potencial para tornarem-se fornecedores. Os pequenos negócios selecionados devem receber acompanhamento de modo a melhorar a performance e se adequar às exigências para o fornecimento à grande empresa.

A iniciativa será viabilizada por meio do eixo "Cidade em Transformação" que compõe o ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora, aderido por Nova Alvorada do Sul neste ano. A vertente é voltada para maximizar as oportunidades geradas pela presença de um grande empreendimento na região, de modo a gerar novas oportunidades de negócio e o fortalecimento das cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.

Cidade Empreendedora

Executado pelo Sebrae/MS em parceria com as Prefeituras Municipais que aderiram ao programa, o Cidade Empreendedora visa promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Além do trabalho na área de Conexões Corporativas, o programa também envolve outras iniciativas que visam promover o desenvolvimento dos territórios.

Dentre as ações previstas pelo programa, estão a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas, incentivo às compras locais, promoção de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Atualmente, 37 municípios integram a iniciativa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Rodrigo Rodrigues/Assessoria de Comunicação NAS

Comunicar erro

Comentários