Parceria entre Governo e Sebrae, Agiliza MS levarĂĄ capacitação sobre licitações e compras pĂșblicas aos municĂ­pios

A programação contarĂĄ com palestras, painel, oficina e ainda a assinatura de Termo de Cooperação entre o Estado e os municĂ­pios

Por Redação em 29/08/2023 às 13:41:44
Foto: Bruno Rezende

Foto: Bruno Rezende

Com o objetivo de oferecer aos municĂ­pios de Mato Grosso do Sul apoio técnico e atualização na gestão dos processos das compras pĂșblicas, em conformidade com a Lei n° 14.133 (Nova Lei de Licitações), o Governo do Estado, por meio da SAD (Secretaria de Administração) e em parceria com o Sebrae/MS e Escolagov (Fundação Escola de Governo de MS), realiza no dia 19 de setembro de 2023 o lançamento do programa Agiliza MS – Facilidade em Gestão de Compras PĂșblicas.

A programação contarĂĄ com palestras, painel, oficina e ainda a assinatura de Termo de Cooperação entre o Estado e os municĂ­pios para a promoção de capacitação dos servidores atuantes na ĂĄrea de licitação e compras pĂșblicas. A metodologia ocorrerĂĄ por meio de aulas, palestras e oficinas ministradas por profissionais qualificados. "O projeto Agiliza MS é uma iniciativa inovadora para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, pois, a capacitação dos servidores municipais, alinhados às atualizações da nova Lei de Licitações, além de fomentar o municipalismo, coopera no desenvolvimento econômico do Estado, de forma a desenvolver processos licitatórios mais eficientes, transparentes e econômicos", avalia a secretĂĄria de Administração, Ana Nardes.

Após o lançamento, uma série de atividades serão realizadas visando a capacitação, em busca da referĂȘncia do Estado do Mato Grosso do Sul na eficiĂȘncia das compras pĂșblicas, como detalha a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha. "Com a realização do Agiliza MS, a proposta é capacitar os municĂ­pios de Mato Grosso do Sul para que possam implementar a nova legislação de licitações e contratos. Essa lei moderniza a anterior e é um marco para os pequenos negócios, com novos processos de editais e credenciamentos, o que poderĂĄ ampliar a participação desse segmento nos processos de compras pĂșblicas. O Sebrae também atua para melhorar o ambiente de negócios para quem quer empreender e por isso, realiza ações que apoiam as prefeituras na adoção de prĂĄticas inovadoras e comprometidas com os pequenos negócios locais", destaca.

Programação:

8h – Abertura Institucional e solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre Estado e municĂ­pios.

9h30- Palestra "A atuação do Controle Interno na Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos", com a controladora Geral Adjunta do Estado, Marina Hiraoka Gaidarji.

10h – Palestra "O fomento das MPE"s nas compras pĂșblicas locais", ministrada pela gerente de Compras PĂșblicas do Sebrae/PR, Juliana Schevenger.

11h – Palestra "Estratégia Nacional de LogĂ­stica PĂșblica", com o secretĂĄrio de Gestão e Inovação do Governo Federal, Roberto Pojo.

13h20 – Painel "O planejamento com base na Nova Lei de Licitação na visão do TCE/MS e da PGE/MS, com a auditora de Controle Externo do TCE/MS, Dafne Reichel; Procuradora do Estado de MS< Vanessa Mesquita e com a secretĂĄria Executiva de Licitações da SAD, Muriel Moreira.

15h – Palestra "Modalidades e critérios de julgamento na Nova Lei de Licitação", ministrada pelo diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE/MS, Eduardo dos Santos DionĂ­zio.

16h – Oficina do procedimento para participar das Atas de Registro de Preços e Adesão de Ata de Registro de preços do Estado de MS, com o superintendente de Contratações Centralizadas SAD, Edmilson Siqueira.

O Agiliza MS tem apoio da Assomasul (Associação dos MunicĂ­pios de Mato Grosso do Sul).

Serviço

Lançamento do Agiliza MS

Data: 19 de setembro de 2023 (terça-feira), das 8h às 18h

Local: Gran Murano Buffet – Avenida Mato Grosso, 5046 – Campo Grande, MS.

Elci Holsbach, SAD


Fonte: AgĂȘncia de Noticias MS

Comunicar erro

ComentĂĄrios