Uma semana após ataque hacker, Fleury restabelece acesso aos resultados de exames via app

Por Redação em 29/06/2021 às 18:44:57
Sistema ainda não permite acesso aos exames por meio do site do grupo. Tentativa de invasão está sendo investigada com ajuda de 5 empresas. Fleury informou que restabeleceu acesso de clientes a exames nesta terça-feira (29), via app

Reprodução

O grupo Fleury informou que restabeleceu acesso aos resultados de exames de clientes, via aplicativo, nesta terça-feira (29), uma semana após ser alvo de uma tentativa de ataque hacker que deixou os serviços fora do ar.

Para acessar os documentos, os usuários precisam baixar o aplicativo da empresa de medicina diagnóstica.

O app possui versões para iOS e Android; para encontrar basta acessar os links no site do Fleury ou procurar o serviço para download nas lojas oficiais de Apple e Google.

Para quem já tinha o aplicativo instalado, é necessário fazer uma atualização para a nova versão.

Ainda não é possível fazer o acesso no site do grupo, que não divulgou um prazo esperado para que recurso volte à atividade.

Em novo balanço divulgado na segunda, a empresa disse que restabeleceu os sistemas em 14 hospitais dos 29 que fazem parte do grupo de medicina diagnóstica.

A empresa também havia restaurado sua central de atendimento na última sexta-feira (25).

Comunicado no site do Grupo Fleury informa sobre 'tentativa de ataque externo' contra os sistemas do grupo

Reprodução

Investigação

Segundo o Fleury, o caso está sendo investigado internamente, com a ajuda de cinco empresas: IBM, Microsoft, Accenture, PWC e Proteus.

O grupo informou que "não há quaisquer evidências de vazamento de dados e informações sensíveis". E que "a base de dados está íntegra".

Na última quinta (25) , o site "Bleeping Computer", especializado em notícias de cibersegurança, publicou que "diversas fontes" confirmaram que o Grupo Fleury teria sido atacado por um vírus de resgate (ransomware, em inglês).

O Fleury não confirmou a informação e reiterou que o caso segue sendo investigado pela força-tarefa com empresas de tecnologia.

De acordo com o "Bleeping Computer", o grupo criminoso REvil (também conhecido como Sodinokibi) estaria por trás da ação – eles foram apontados pelo FBI como responsáveis pelo ataque cibernético à JBS nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Entenda o que é ransomware

VÍDEO: Ransomware - entenda como vírus é usado em extorsões

Fonte: G1

Comunicar erro

Comentários