Coração da Rota Bioceânica, Sidrolândia faz recepção calorosa para expedição que vai ao Chile

A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico.

Por Redação em 24/11/2023 às 12:57:16
Comboio da expedição da Rota Bioceânica foi recepcionada em Sidrolândia (Fotos: Bruna Loschi)

Comboio da expedição da Rota Bioceânica foi recepcionada em Sidrolândia (Fotos: Bruna Loschi)

A população de Sidrolândia recebeu de forma calorosa a III Expedição da Rota Bioceânica, RILA (Rota de Integração Latino-Americana) que na manhã desta sexta-feira (24/11) passou pela cidade, vinda de Campo Grande. Entre os mais de 130 participantes, a prefeita Vanda Camilo, entusiasta do projeto de encurtar em 8 mil km a distância para alguns dos principais clientes das exportações brasileiras, a China à frente.

A expedição percorrerá em 6 dias o trajeto de 3.320 km até Iquique no Chile, passando também pelo Paraguai e Argentina.

O comboio com 35 veículos, parou por 15 minutos na Praça Central, onde foi recepcionado por autoridades locais. A animação ficou por conta da fanfarra e dos alunos da Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira.

A prefeita Vanda Camilo disse que a rota vai ampliar a competitividade de Sidrolândia para atrair novos investimentos porque a cidade é o ponto de partida da rota que encurtará o acesso ao Oceano Pacifico. "A perspectiva deste novo caminho das exportações foi decisiva na escolha da cidade para receber empresas como a Inpasa e da Cooperativa Alfa, que está trazendo a suinocultura", avalia.

Cb image default
Recepção calorosa animada pela Escola Natália Moraes de Oliveira

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, que integra a comitiva, disse que o objetivo da expedição é atestar a viabilidade econômica da Rota Bioceânica indicando aos participantes todo o processo aduaneiro, alfandegário e de desembaraço que passam os produtos exportados.

Além de empresários, técnicos do Governo, pesquisadores da Universidade Estadual integram a comitiva. O trabalho será levantar os avanços do projeto e identificar possíveis gargalos.

A Rota Bioceânica criará importante conexão viária entre o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Terá início em Mato Grosso do Sul, na cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo; atravessará em território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique. A nova rota percorrerá os quatro países por um traçado de 3.320 quilômetros, encurtando a distância entre o Brasil e a Ásia em 8 mil km (o equivalente a 15 dias).

Cb image default
Divulgação

Fonte: Mauro Silva Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Comunicar erro

Comentários